Marcus Tavares
Marcus Tavares

Aprenda consertar reviver memória RAM com Borracha de escola

Seletronic Forum Hardware Aprenda consertar reviver memória RAM com Borracha de escola

  • Foto de Perfil de Marcus Tavares
    Mestre

    Se seu computador não liga e fica apitando com os bipes típicos de quando não encontra a memória RAM e fica com a tela preta este tutorial vai ajudar a resolver!

     

    Quem nunca tentou ligar o computador e teve a horrível experiência de ver aqueles bipes que indicam que ele não está normal mais a terrível tela que não liga e só fica preta? Nós técnicos em manutenção de computadores sabemos que quando o computador ao invés de ligar normalmente, não acende o monitor e começa a emitir um som agudo repetitivo assim como um despertador, isto quer dizer que há problemas em algum módulo de memória presente no computador, e que na maior parte das vezes quer dizer defeito na memória RAM e em último caso pensamos que seja placa de vídeo. Mas se estamos ouvindo o tal bipe quer dizer com quase 100% de certeza que sua placa mãe está boa, e seu processador está funcionando normalmente.

    borracha-memoria-ram

    Assim como nós técnicos sabemos o primeiro passo é limpar os contatos da memória RAM com uma borracha de escola para retirar a oxidação. Para isso basta abrir o gabinete, destravar os terminais que prendem a memória RAM a placa mãe e retira-la com muito cuidado sem encostar os dedos nos terminais de contato, pois a energia estática do nosso corpo pode danificar a memória.

    Depois basta passar a borracha nos terminais do pente de memória, na parte que estava encaixada. Se a poeira estiver muita, é recomendável lavar a memória com detergente neutro enxugar bem com um material não magnético, ou seja, nunca use panos como lã, seda, ou outro tipo de material que guarde energia estática. Normalmente eu uso papel toalha, desses de cozinha. O importante é ter certeza de que não tenha nenhuma umidade no pente de memória antes de colocar de volta no computador ou pode ser fatal, e seu computador estragar todo de uma só vez.

    Depois da certeza de que a memória está seca, basta encaixar no mesmo lugar e travar novamente.

    Tente ligar o computador, se for apenas sujeira, depois dessa super limpeza ele vai ligar normalmente, e você evitou gastar uma boa grana levando seu computador na assistência, pois o preço para isso é bem quente. Isto quando um técnico desonesto não diz que foi perda total e que tem que trocar isso, e comprar aquilo.

    Se mesmo depois disso o bipe continua vou revelar um segredo sobre este assunto que aprendi quando era pequeno, e prometi nunca contar para ninguém, se quiser mesmo saber sobre esse processo que usa dilatação térmica para consertar sua memória RAM ou placa de vídeo leia a postagem:

    Aprenda como consertar memória RAM e placa de vídeo com calor

    Mas se estas dicas já solucionaram o problema do seu computador não pule para esta etapa, use feliz seu computador. Se gostou da matéria não deixe de curtir e compartilhar e deixe seu comentário.

Participe da coversa

Faça Login ou um breve Cadastro para tirar duvidas ou comentar.

Login - Cadastro

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode