Olá Zilda, é um prazer tela no fórum Seletronic. Quanto a seu problema, você pode apenas limpar os dados do aplicativo.
ATENÇÃO: Limpar os dados do jogo não apaga o progresso do jogo, nem a quantidade de itens ou Pokémon’s que você ja tenha. Limpar os dados volta o jogo para o modo início, como quando você acabou de baixa-lo. Ao entrar no jogo novamente depois de limpar os dados será solicitado a sua conta do Google vinculada oa jogo. Assim que confirmada a conta o jogo baixa novamente seu perfil e seu progresso atual no Pokémon Go.
Para limpar os dados do jogo Pokémon siga os passos a seguir:
Vá em configurar
Selecione Aplicativos
Selecione e Baixados o jogo Pokémon Go
Você vai cair em uma tela com detalhes sobre o aplicativo.
Aqui selecione em armazenado o Limpar Dado.
Confirme e saia.
Abra novamente o jogo é tudo vai estar limpo. Basta selecionar sua conta do Google como da primeira vez e o jogo vai baixar automaticamente toda seus dados dos servidores do jogo.
Desta forma é possível que seu jogo volte a funcionar normalmente. E pare de travar.